5 Dicas Infalíveis Para Passar na Prova da ANAC Comissária de vôo

3–5 minutos

ler

Um dos momentos mais aguardados e temidos por quem deseja ingressar na carreira de comissário de voo é o exame da Agência Nacional de Aviação Civil, a ANAC. Essa prova é a primeira etapa para que o candidato comprove os conhecimentos relacionados ao setor aéreo e à profissão de comissário de bordo.

Apesar de tirar o sono de muitos candidatos, vale frisar que o teste da ANAC não é e nem deve ser encarado como um obstáculo intransponível, um bicho de sete cabeças. Se estiver bem preparado, o futuro comissário não tem nada a temer e certamente não passará por grandes problemas para ser aprovado. No meu caso eu odeio provas, e sempre passo mal quando é uma prova importante, isso não quer dizer que eu nao saiba o assunto e sim o meu sistema psicológico. No meu caso eu fiz a anac 3 vezes. (E tem a validade dos documentos para ser refeito)

Parte dessa preparação passa pelo curso de formação de comissários de voo. Antes mesmo de se inscrever para a realização da prova, é necessário que o candidato conclua o curso em uma das escolas de aviação homologadas pela ANAC, eu fiz pela Eacon( escola de aviação congonhas em São Paulo) e na minha opinião é a mais conceituada na aviação.

A Prova da ANAC

O exame da Agência Nacional de Aviação civil funciona de modo bem simples. São quatro blocos de perguntas, com 20 questões em cada um deles. Os assuntos abordados em cada grupo são divididos da seguinte maneira: Emergência, Sobrevivência e Segurança; Primeiros Socorros e Saúde; Regulamentação da Profissão de Aeronauta e Conhecimento Gerais de Aeronaves. Para ser aprovado, o candidato precisa acertar pelo menos 14 questões de cada bloco, o equivalente a 70% de acerto em toda a prova.

Para fazer a prova, é necessário realizar um agendamento online e se dirigir uma das sedes da ANAC espalhadas pelo Brasil. O exame é inteiramente digitalizado é feito via computador. Desse modo, o candidato fica sabendo do resultado assim que terminar a prova. Caso não seja aprovado de primeira, é permitido que o aspirante a comissário faça o teste em outras oportunidades.

Agora que você conhece como funciona a prova, confira a seguir 5 dicas infalíveis para se dar bem no exame da ANAC.

1. Estude Bastante

Além das aulas do curso de formação de comissário, busque criar uma rotina de estudos em casa. Procure ser bem metódico. Organize-se e reserve um tempo do seu dia para estudar. Dedicar-se um pouco todos os dias é bem melhor e mais eficiente do que ter que ler páginas e páginas na véspera da prova.

Uma dica importante para otimizar esse tempo é focar nos assuntos e disciplinas que você tem mais dificuldade, lendo mais sobre eles e tirando dúvidas com o professor no dia seguinte.

2. Faça Simulados

Uma das dicas mais importantes para quem deseja fazer a prova de comissários de bordo da ANAC é resolver simulados e edições anteriores do exame. Além de ótima fonte de estudos, isso ajuda o candidato a conhecer melhor a prova e o tipo de conteúdo exigido pela agência, além de se familiarizar com o estilo e a linguagem utilizada na prova. Sou fã do piloto comercial, ou simulados anac pelo app iphone, ios ou windows.

https://www.pilotocomercial.com.br/portal/

Nesse site tem todas as informações e simulados da banca de graça ou pago.

4. Não Perca Tempo

Como todo grande concurso, a ANAC estipula um limite de tempo para a realização da prova. Por isso, saiba otimizar os minutos que você tem à sua disposição. Não perca muito tempo na mesma questão. Está com dúvidas? Passe para a próxima e resolva as mais fáceis antes.

5. MANTENHA A CALMA

a prova da ANAC não é um bicho de sete cabeças. Tudo o que vai ser cobrado no teste foi estudado ao longo do curso de formação de comissários. Sendo assim, siga a fórmula mágica: estude, descanse bem no dia anterior e controle a ansiedade na hora da prova.

Sucesso na sua caminhada por essa profissão tão sonhada por muitos e idealizada por outros, lembrando que após entrar na carreira da aviação é necessário renovar sua licença de 5 em 5 anos, exames médicos, exames práticos e teóricos. Acredito que após a pandemia mundial algumas coisas irão mudar para ser tripulante no Brasil( assim esperemos) haha. Como muitos não sabem o Brasil é o país mais complicado e rigido para se tornar comissário. Mas isso é papo para outro post não é mesmo?

Apaixonados pela aviação 🛫💋

Até logo

Andressa 👩🏼‍💻

Deixe um comentário