
Marrocos é o país africano mais perto de Portugal. Faz fronteira com a Argélia, a este, e com a Mauritânia, a sul.
O país é enorme. Da fronteira norte, em Tânger, até à fronteira sul, em Bir Guendouz, são perto de 2800km de distância. Para ter mais ou menos uma ideia da dimensão, de Lisboa a Paris são 1700km de distância…
A primeira coisa que me fez lembrar quando visitei as ruínas, foi lembrar da minha novela favorita “O clone” ver aquilo de perto fez eu me sentir realizada por ser tão jovem e conhecer tantas culturas diferentes, e também por estar em um país totalmente diferente da minha criação. Quais pontos me deram medo no marrocos : o jeito das pessoas falarem, me olharem, o táxista que me levou para um tour pela cidade de Casa Blanca por 25€, e querer me levar para todas as lojas de tapetes e tecidos ( para que pudessemos comprar e ele receber algum tipo de comissão creio eu) pelas cidades do país conheci FEZ, Casa Blanca, Marrakesh, Safi. Que fica entre o centro interior e o centro atlântico . Pela cidade toda sempre terá cartazes da família real, histórias, templos, e diferentes tipos de superstições diferentes.
Por muito que tenha vontade de percorrer todo o território de Marrocos, na maioria dos casos, o tempo de que dispõe vai ser determinante nas suas escolhas. Ou seja, precisará de ter algumas ideias dos locais a visitar de maneira a não perder o mais importante enquanto durar a sua viagem.
Marrocos é um país muito diversificado e tem de tudo um pouco para agradar a todos os viajantes. Neste post tento dar uma ideia geral do que ver em Marrocos, os melhores destinos e os locais mais interessantes.
O que ver em Marrocos
- Deserto
- Cidades Grandes, Monumentos, Cultura, Museus
- Praia e Costa Atlântica
- Montanha para Ski / Montanha para visitar aldeias
- Locais Património Mundial UNESCO
- O Mundo Árabe
- O Mundo Amazigh (Berbere)
- Raids 4×4 / Motas

Para todo o País
De uma forma muito geral, o clima de Marrocos não é assim tão diferente do de Portugal ou do Sul da Espanha.
Invernos que podem ser frios mas com séries de dias amenos e agradáveis, Primaveras com temperaturas perfeitas e muito sol, Verões quentes e secos e Outonos de transição, com alguns períodos perfeitos e outros já com precipitação e o frio de Inverno que se faz anunciar.
Por tudo isto, as melhores alturas para viajar até Marrocos são os períodos que antecedem o Verão e que se sucedem a esta época: final de Primavera e início de Outono.
Há restaurantes em Marrocos?
Sim há. E muitos, por todo o lado. Sempre que chega a alguma cidade vê carradas de restaurantes e pequenos cafés que podem preparar algumas comidas e pequenas sandes, saladas e omoletes. É impossível que mesmo a mais pequena aldeia não tenha um local onde lhe possam preparar algumas coisas para comer. Se isso acontecer, vá à loja mais próxima, compre grão em frasco e azeite. Volte ao tal restaurante ou café onde não havia nada e peça para lhe preparem uma salada com cebola tomate aquele grão. Mande-os ir buscar as cebolas, o tomate, pão e se quiser peça também um ovo. A simpatia dos marroquinos vai ao ponto que mesmo num caso destes você vai ter uma refeição boa. No meu caso apenas comi o pao sírio com salada e azeite, pois não me apeteceu muito o paladar e carne de cordeiro rs.
A Mesquita Hassan II em Casablanca foi construída entre 1986 e 1993. Esta mesquita tem o minarete mais alto do mundo com 210 metros de altura. Esta é também a 14ª maior mesquita do mundo. A cidade de Casablanca é famosa no mundo inteiro graças ao filme americano Casablanca com os actores Ingrid Bergman e Humphrey Bogart. O filme ganhou três Oscars e é considerado o filme mais romântico na história do cinema.


Para viajar em Marrocos é importante ter noção geográfica dos locais para onde se quer deslocar, então use esse mapa como guia e inspiração para sua próxima viagem e decidir quais cidades e passeios quer fazer.

Saindo do eixo Marrakech-Casablanca, o Marrocos tem outras cidades interessantes, como Agadir, Rabat e Fez. Bem menos tumultuadas como as cidades mais famosos e onde você conseguirá ter uma experiência melhor.
Segurança
Agora entramos em um assunto delicado, pois o Marrocos, assim como a maioria dos países de terceiro mundo, são lugares onde devemos ter um pouco mais de atenção. O Marrocos também possui um histórico de ataques terroristas, recomendo pesquisar a respeito no Google. Mas calma, não precisa ficar neurótico, ok? Não estamos falando da Síria ou do Afeganistão.
Porém, o que mais me decepcionou no Marrocos foi o assédio, e olha que eu já andei por lugares onde o assédio era grande. A impressão que eu tive é que eles olham para nós e enxergam um saco de dinheiro ambulante. Até se você pedir uma informação na rua eles vão querer cobrar por isso. Claro, nem todo mundo é assim, mas na Medina e nos mercados mais antigos é daí pra pior.
Moeda e idiomas
A moeda oficial do Marrocos é o Dirham Marroquino (MAD). Nós levamos euros. 1 euro equivale a 10 Dirhams aproximadamente (assim como o dólar).
Procure sempre fazer o câmbio nas agências ou terminais do Banque Populaire, que não cobra taxa de serviço e costuma ter as melhores taxas de conversão.
A língua oficial é o árabe e o berber. Mas a maioria dos marroquinos falam francês, graças ao passado colonial. O espanhol e inglês também são bastante comuns.


Tá pensando em viajar para o Marrocos?! Tem alguma dúvida?! Deixa um comentário! Vou adorar te ajudar a tirar do papel essa viagem maravilhosa.
Gostou? Espero que as informações tenham sido úteis para o próximo destino da sua viagem.
💋💋 Andressa
Deixe um comentário