Do óbvio às alturas: Conheça a alta gastronomia italiana e veja as dicas de pratos que o país tanto proporciona, nesse post irei falar somente sobre a culinária e tantas verdades e inverdades sobre os famosos pratos italianos.

Não é só de massa que vive a Itália. A cozinha italiana é extremamente rica, com várias receitas e pratos deliciosos. Se você quer comer comida italiana e sair do óbvio, nada melhor do que conhecer um pouquinho da alta gastronomia italiana.
Antes de tudo, é bom entendermos o que faz da Itália um país tão gastronomicamente rico. A grande mamma da cozinha ocidental teve dois fatos históricos importantes para ganhar sua fama: O Império Romano e o Renascimento. O primeiro transformou Roma no centro comercial de ingredientes e especiarias vindas de todo o canto do mundo. E o segundo trouxe o requinte e o refinamento da alta gastronomia – uma arte com cuidado e sensibilidade em cada detalhe, mas sem deixar de ter toda a gama de deliciosos ingredientes ao seu dispor.
A culinária italiana dispensa preparos extremamente complexos, dando mais importância aos sabores e aos aromas naturais de cada ingrediente, complementando com molhos e temperos (como o ragu, molho de carne cozida). Os destaques vão para os peixes, os frutos do mar e os cortes especiais das carnes (como o ossobuco, o escalope de vitela ou o carpaccio). Muitos desses pratos são preparados com bastante azeite de oliva e ervas como alecrim, salsa, alcachofra, estragão, manjericão, tomilho e louro. São esses detalhes que fazem a alta cozinha italiana ter pratos com gostos tão característicos. Outros ingredientes bem presentes nos molhos e temperos são: alho, cebolas, atum, funghi, anchovas, porcini, presunto e alcaparras. Para complementar, o pão e o vinho são fundamentais.
Mas claro a especialidade que todos procuram é : PIZZA E MASSA.
Gastronomia italiana em cada região
- Lazio
- Piemonte
- Gênova
- Lombardia
- Vêneto
- Emilia Romagna
- Toscana
- Campania
- Sicilia e outras regiões
Lazio:gelato,bruschetta, carbonara, porchetta e tripada






Piemonte: café e vinho.



Gênova: pesto alla genovese

Lombardia: bife à milanesa, risotto allo zafferano e gorgonzola


Vêneto: tiramisù, polenta e carpaccio



Emilia Romagna:ragù, parmigiano e piadina



Toscana: vinhos, bisteca alla fiorentina e salumi


Campania: pizza napolitana, spaghetti allo scoglio, al pomodoro e mozzarella


Sicilia/Roma/Verona/Pisa/Milão/Florença/Veneza/Nápoles/ as cidades mais famosas da Itália o cardápio é mais tradicional a massa de molho a bolonhesa com todos os tipos de massa especialidades e molho, mas também recomendo pedir outras opções. Mas o forte nesses locais é mesmo a massa 😉

Espero que esse post tenha ajudado você a entender que a Itália possui imensas oportunidades e opções de cardápios para te apetecer além do que é visto e comentado.
E no próximo artigo falaremos de todas as cidades que eu já visitei, cultura, locais turísticos e muitas histórias que já vivi no país do papa! Deixe suas curiosidades e no que eu posso te ajudar! 🥰
💋💋 Andressa
Deixe um comentário